Reduzir o desperdício - Parte 1
Todos sabemos que a cada dia que passa aumentamos, inevitavelmente, a nossa pegada ecológica. A partir do momento em que tomamos consciência disso, podemos dar o passo seguinte: agir, mudar, ser proativos. Neste planeta todos somos co-responsáveis e tudo depende da ação individual de cada um
Então, o que podemos fazer?
Hoje começo por partilhar algumas das soluções que encontrei para conseguir ser mais ecológica no que diz respeito às minhas rotinas diárias, na higiene pessoal.
Passo nº 1:
Substituir as escovas de dentes e respetivos produtos de limpeza
Porquê?
As escovas de dentes tradicionais são feitas de plástico, bem como a embalagem das pastas de dentes que utilizamos.
Quais as opções?
Se queres começar por fazer uma simples pequena mudança no teu dia a dia, basta passares a utilizar escovas de bambu. Atualmente até é possível encontrar estas escovas em supermercados convencionais ou em lojas de produtos biológicos. Podes também encomendar online como, por exemplo, na loja das Ecosisters !
Podes, ainda, substituir o tipo de pasta de dentes que utilizas por outras mais ecológicas. Por exemplo, a Saponina tem uma gama de pastas em barra, sem embalagem.
Encontrei também uma fantástica opção: pasta de dentes em pó! Esta fórmula foi desenvolvida pela Liliana Macedo e está à venda na loja Porta dos Sentidos. Na sua constituição possui, entre outros, carbonato de cálcio, raiz de siwak e óleos essenciais! Podes comprar a granel e a embalagem é um pequeno boião de vidro (que podes reutilizar na próxima compra ou com outros produtos).
Devo confessar que esta transição para a utilização de pasta de dentes diferentes tem sido um processo mais moroso que todos os outros - uma vez que ao longo de anos naturalmente me acostumei às características dos produtos convencionais (tipo de sabor, quantidade de espuma,etc.).
Todas as mudanças levam o seu tempo. O mais importante é que possamos manter o foco de forma a que estas sejam naturais e bem integradas!
Se te interessas sobre este tema não percas o próximo artigo onde irei abordar o seguinte tema: como podemos reduzir o desperdício na nossa higiene pessoal, nomeadamente nos cuidados da pele?
Por uma Vida ECOnsciente, até breve!
Filipa Gouveia